quarta-feira, 15 de setembro de 2010

FALA BARTENDER com Rafael BOB

Olá Integrantes do Planeta Flair,

Primeiramente, peço-lhes desculpas pela falha com os nossos leitores. O FALA BARTENDER com Rafael Bob foi prometido para ser postado ontem, porém não pude cumprir tal meta por motivos bem compreensíveis.

A ansiedade criada com essa falha poderá ser agora saciada, eis que a seguir vocês poderão se deliciar com essa entrevista que foi incrível.

Um dos maiores nomes do flair nacional contemporâneo. Criador de movimentos que sempre fazem a galera vibrar. Corajoso e arrojado na tentativa de movimentos perfeitos. É isso ai pessoal. Curtam agora o FALA BARTENDER com Rafael BOB!!!!!


1) Quando começou a trabalhar com bar?

Trabalho como Bartender desde 2003 e minha primeira formação aconteceu na Bertones Bartenders. Foram meus instrutores: Valtencir Bertone, Paulo Monteiro e Matheus Zandoná. Mesmo sendo este um modulo iniciante já fez com que eu me identificasse de imediato com a técnica. O Freestyle foi minha primeira referencia na época de técnicas de serviço e Flair.


2) Quando começou a praticar flair?

Competi no 1° Campeonato Brasileiro de Bartenders “Flair Brasil”, sem ter a oportunidade de trabalhar em um bar e sem nenhuma experiência em campeonatos, mesmo assim descobri minha aptidão pelo Flair e minha grande paixão, o Flair Style e o Exibithion Flair, daí em diante foi uma busca incessante em me aprimorar. Iniciei treinamentos mais intensivos e participei de muitos campeonatos nacionais, evoluindo e desenvolvendo meu estilo próprio desde o inicio

Minha primeira grande competição foi o Bacardi Open Flair, onde tive oportunidade de competir pela primeira vez com referências internacionais do Flair como: Christian Delpech, Cristian Cordoba, Matias Supan, Nicolas Aramayo e Sebastian Cao

3) Atualmente, quanto tempo pratica flair por dia? E em véspera de competições?

Hoje em dia já não pratico diariamente até porque conforme os anos passam aqui no Brasil acontecem menos campeonatos, mas costumava treinar 3 horas diárias e em véspera de competição 5 horas

Em comparação com outros bartenders acho que não me dedico o suficiente, pois nas minhas apresentações é comum muitos "drops", mas tento mostrar um flair de alto nivel sem querer economizar "movs".

4) Qual a sua principal inspiração no flair mundial..seu ídolo?

É complicado, mas um ídolo eu não tenho até porque todo dia aparece um bartender novo com um estilo diferente e acho que pro cara ser bom mesmo não adianta só fazer movimentos complicados e ter muitos titulos; acho que envolve vários fatores.

Mais vai la meu TOP 10:

1° Danilo Oribe
2° Juan Pablo Santiago
3° Rodrigo Delpech
4° Tomek Malek
5° Marek Posłuszny
6° Vladimir Buryanov
7° Ton Dyer
8° Dario Doimo
9° Gianluigi Bosco
10° Cristian Cordoba

5) Qual seu coquetel preferido?

Complicado até porque não sou de beber muito, mas um mojito ou um Long Island Iced Tea sempre é bom.

 

6) O que você espera do flair brasileiro para os próximos anos?

Espero realmente que melhore e vou tentar contribuir pra que isso aconteça. Tenho um projeto de abrir uma escola de flair e muita vontade de correr atrás de marcas pra patrocinarem campeonatos aqui no brasil, o que é muito complicado pois nós bartenders reclamamos tanto e não fazemos nada pra mudar isso. Eu digo, a cada ano que passa tem menos bartenders e os poucos q tem não se dedicam a treinar como vejo muito quando viajo para campeonatos fora do Brasil, mas isso também ocorre porque não existem campeonatos; então pq treinar!?

É uma pena, pois o brasil tem muitos flair bartenders de qualidade com um nivel altissimo. Só naum existe um incentivo.

E vai meu TOP 5 “queria que fosse top 10”

1° Daniel Moya “estopa”
2° Diego Tamashiro “ japoneis”
3° Alan Konell
4° Mauricio Campos
5° Feijão

7) Como você visualiza os campeonatos de flair que ocorrem no Brasil?

Como não são muitos e a cada ano q passa tem menos é complicado falar !!! Só acho q estamos evoluindo em organização e critério de julgamento.

8) O que você acha que falta para os grandes flair bartenders e grandes empresas do Brasil se fortalecerem ainda mais no cenário nacional e mundial?

Pra quem não sabe recentemente fui competir no panamericano no Equador e fui patrocinado por uma empresa, a MKG do nosso grande bartender Mauricio Campos

Eu em 9 anos trabalhando como bartender já fui competir fora do brasil algumas vezes e nunca patrocinado; esta foi a primeira vez e digo como um flair bartender pra empresas que acham que campeonatos internacionais naão valem a pena eu digo q é muito pelo contrário. Acredito que ao invés de ficarem aqui correndo atrás de marcas de bebidas saturadas no mercado que querem vender e vender mais podiam investir em seus bartenders pra que compitam fora pra trazer novas marcas pro brasil pra q a nossa linha de coquetéis melhore com bebidas premium q no Brasil já naão tem muito.

Enfim, como flair bartender ainda acredito q o Brasil possa brigar de frente com qualquer bartender internacional.


Se liguem no meu blog galera: http://www.bobbartender.wordpress.com/



É isso ai pessoal....em breve outros grandes nomes do flair nacional e internacional estarão no FALA BARTENDER! Muitos deles confirmados....vamos divulgando aos poucos galera!!!!

Agora precisamos que vocês comentem, cornetem ou digam o que acharem interessante. Divulguem e tornem-se seguidores.

BAR & FLAIR: o Portal do Bartender Brasileiro.

Ahhh, e FIQUEM COM FLAIR!!!!


3 comentários: